segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Gerenciamento de TI com XGH (eXtreme Go Horse Process)

eXtreme Go Horse Process (XGH)



Finalmente eu encontrei algo que se encaixa perfeitamente na minha experiência profissional, ano após ano escutando uma hipocrisia muito bem tramada e agora eu finalmente achei algo que retrata a realidade da vida de um desenvolvedor.

No blog gohorseprocess.wordpress.com eu consegui encontrar uma definição documentada de como eu trabalhei todos esses anos.

Simplesmente totalmente excelente.

Vejam alguns trechos da definição da eXtreme Go Horse Process:

1- Pensou, não é XGH.

XGH não pensa, faz a primeira coisa que vem à mente. Não existe segunda opção, a única opção é a mais rápida.

4- XGH é totalmente reativo.

Os erros só existem quando aparecem.

5- XGH vale tudo, só não vale dar o toba.

Resolveu o problema? Compilou? Commit e era isso.

7- XGH não tem prazo.

Os prazos passados pelo seu cliente são meros detalhes. Você SEMPRE conseguirá implementar TUDO no tempo necessário (nem que isso implique em acessar o BD por um script malaco).

9- Seja autêntico, XGH não respeita padrões.

Escreva o código como você bem entender, se resolver o problema, commit e era isso.

10- Não existe refactoring, apenas rework.

Se der merda, refaça um XGH rápido que solucione o problema. O dia que o rework implicar em reescrever a aplicação toda, pule fora, o barco irá afundar (Vide Axioma 8).

12- Se iluda sempre com promessas de melhorias.

Colocar TODO no código como uma promessa de melhoria ajuda o desenvolvedor XGH a não sentir remorso ou culpa pela cagada que fez. É claro que o refactoring nunca será feito (Vide Axioma 10).

14- XGH é atemporal.

Scrum, XP… tudo isso é modinha. O XGH não se prende às modinhas do momento, isso é coisa de viado. XGH sempre foi e sempre será usado por aqueles que desprezam a qualidade.

19- Se tiver funcionando, não rela a mão.

Nunca altere, e muito menos questione um código funcionando. Isso é perda de tempo, mesmo porque refactoring não existe (Vide Axioma 10). Tempo é a engrenagem que move o XGH e qualidade é um detalhe desprezível.

20- Teste é para os fracos.

Se você meteu a mão num sistema XGH, é melhor saber o que está fazendo. E se você sabe o que está fazendo, vai testar pra que? Testes são desperdício de tempo, se o código compilar, é o suficiente.

21- Acostume-se ao sentimento de fracasso iminente.

O fracasso e o sucesso andam sempre de mãos dadas, e no XGH não é diferente. As pessoas costumam achar que as chances do projeto fracassar utilizando XGH são sempre maiores do que ele ser bem sucedido. Mas sucesso e fracasso são uma questão de ponto de vista. O projeto foi por água abaixo mas você aprendeu algo? Então pra você foi um sucesso!

Quem um dia já programou em uma empresa com certeza está sentindo uma empatia forte.

Aquele abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOLPE LIGAÇÃO DE FALSO FUNCIONÁRIO DA CAIXA SOBRE DÍVIDA OU COMPRA NO MERCADO LIVRE

💥💥💥 ALERTA DE GOLPE DO FALSO FUNCIONÁRIO DE BANCO 💥💥💥 Se você receber uma ligação dizendo ser de algum banco como  CAIXA ECONÔMICA FED...